quinta-feira, 16 de junho de 2011

Continente africano

8 comentários:

  1. Geraldo Júnior - 3 Série ''B''23 de junho de 2011 às 10:45

    a) Sim , pois a África do Norte uma região que foi totalmente influênciada pela religião Islâmica devido ser uma antiga região do antigo Império Turco-Otomano , cujos seus países estão localizados próximos ao mar mediterrânio que para os europeus é um ponto estratégico de exploração e desenvolvimento de recursos financeiros e áreas de influência do capitalismo.Esses países de interesses dos europeus são membros constituintes da Liga Árabe,formando uma organização de interligação econômico sub regional , a união do Magreb Árabe.Sendo eles :
    Região do Magreb ( Marrocos , Argélia e Egito).
    Regiaão do Grande Magreb(Mauritãnia e Líbia).

    b)A África uma região cercada por oceanos sendo um ponto estratégico para o capitalismo, obtendo um elevado índice de exploração.Com uma região de grande variedade climática (SAEL-transição entre o deserto do Saara e a África subsariana)com um clima semi-árido , tropical , árido e equatorial favorecendo sua riqueza mineral , sendo assim, explorada por vários reinos. Com base nesse processo de exploração e com as grandes navegações começa a gerar o período de escravidão na África e na América.Contudo, o ''Negro'' passa a se tornar a maior fonte de economia inovadora que até então passa a ser aderida por vários países.A escravidão passa a ser um marco no capitalismo industrial que logo após gera o neomercantilismo que obteve consequências drásticas para aquele período :( Traz tribos com línguas diferentes que passam a vender armamento para para a população gerando várias guerras civis.)
    Esse processo de escravidão teve influências até os dias de hoje , devido a grande desigualdade social representada desde aquela época , em que as pessoas com maior recursos financeiros queriam dominar todas as outras e sempre com um tom de superioridade em relação as mesmas. Este fato demonstra que a desestruturação economica e cultural tem efeitos e desastres de longa duração.Assim, parte do atual contexto socio-econômico da África de miséria e exclusão, é consequência de fatos passados.

    Escola La Salle - Águas claras - DF
    Aluno: Geraldo Pereira de Souza Júnior
    Série/turma: 3 Série ''B''

    ResponderExcluir
  2. Henrique de Araújo Seixas (3ºA)16 de julho de 2011 às 15:07

    a) Acredito sim que a África do Norte tenha sido uma região de origem árabe, pois durante a civilização egípcia seu líder politico Nasser promoveu um movimento chamado Pan Arabismo, com o objetivo de combater a influencia europeia na região e a difusão da ideia da unidade politica dos árabes. Este fundamento consiste na existência de uma nação árabe fragmentada pelo imperialismo europeu. Desta maneira surge um renascimento comercial com os reinos Sudaneses ao sul do Saara. Essas rotas de caravanas acabaram deixando marcos de influencia árabe nessa região.

    b) Durante a colonização da África, a consequência da ocupação do litoral foi o trafico negreiro que propiciou a configuração dos reinos negreiros que organizavam as expedições e os transportes dos cativos aos portos, os reinos viviam em conflitos pelo controle sobre zonas de captura e rotas de trafico. Estes escravos partiam direto para as Américas, onde eram vendidos nos portos e eram direcionados a áreas de trabalho duro e injusto. Com o decorrer dos anos, a escravidão foi abolida e os descendentes de escravos que ficaram nas Américas quase não tiveram oportunidade de ter acesso a algo que não os desprezassem ou os menosprezassem. O racismo surgiu e então não deveria haver nenhuma maneira de descriminação contra os negros descendentes de escravos aqui no Brasil, mas então surgem as cotas para entrarem em universidades federais, que no meu ponto de vista acaba sendo uma descriminação contra eles mesmos, alegando que eles não tem a capacidade de concorrer com pessoas de outras etnias. Então se não deve haver descriminação, que não haja sistema de cotas para negros, já que os mesmos tem a capacidade intelectual como a de qualquer outro concorrente.

    ResponderExcluir
  3. Thaís Pereira 3°ano B22 de julho de 2011 às 09:06

    1-sim, devido a influência da religião islâmica sobre essa região. A Àfrica do norte é considerada uma sub região do mundo árabe devido a proximidade da península arábica e de dominio da religião islâmica.
    2-a escravidão no brasil foi gerada devido ao trafico de negros que ficou marcado no capitalismo industrial, os escravocratas tratavam os negros como bichos, diziam que não tinham almas e mandava bater neles para mostrar que era superior e que tinha a força e poder nas suas mãos. A escravidão gerou a segregação racil, gerando preconceito e distinção entre negros e brancos. Atualmente a sociedade brasileira denominasse uma sociedade sem preconceito, entretanto se pode observar discriminações ao ver a diferença na moradia e no trabalho de negros e brancos.

    ResponderExcluir
  4. Lucas Rodrigues Góes22 de julho de 2011 às 12:37

    Escola La Salle - Águas claras - DF
    Aluno: Lucas Rodrigues Góes - Série/turma: 3 Série ''B''


    1- A áfrica do norte é sim uma sub-região do mundo árabe, pois fez parte do império Turco Otomano, e por isso possui a cultura e religião Árabe.

    2- O preconceito herdado dos europeus gerou desemprego aos descendentes dos negros, que gerou uma classe desfavorecida e que apenas agora essa classe está conseguindo entrar em cargos mais altos no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Aluno: Rubens Guilherme Xavier Póvoa
    Série/Turma: 3°"A"
    La Salle Águas Claras-DF

    1- sim, pois como no ínicio a Africa do Norte era uma regiao onde se vivia o Ímperio Turco-Otomano os países da África do Norte atual foram bastante influenciados pela religião Islâmica. Além disso sua proximidade com a Penísula Arábica também teve uma forte influência.

    2- Mesmo com o fim da escravidão no Brasil os negros continuaram às margens da sociedade devido o racismo criado pelos europeus e que até os dias de hoje ainda é muito forte. isso pode ser percebido facilmente, por exemplo na hora de conseguir um bom empregos as dificuldades são muito maiores para um negro do que para um branco, os negros sofrem muito preconceito também nas ruas das cidades, nos lugares de lazer, etc. Mas isso istá comçando a mudar devido a campanhas governamentais contra o racismo, nas escolas, nos programs de tv, etc. Eles mostram que todos somos iguais e devemos nos respeitar.

    3- O atual baixo IDH da maioria dos países africanos é pura consequencia do seu passado, da exloração feitas pelos europeus que devastou qualquer chance de desenvolvimento desses países. As fronteiras artificiais impostas pelos europeus causaram violencia desordem e muitas mortes pois ele acabavam juntando tribos inimigas e as obrigavam a trabalhar conviver juntas e isso causavam confrontos. As marcas da colonização ficam até hoje pois com a exploração nao veio o desenvolvimento consequentimente temos guerras, fome, analfabetismo, discriminação etc. Tudo deixado pelos colonizadores que só pensavam na riqueza e não estavam se encomodando com o sofrimento humano.

    ResponderExcluir
  6. Douglas Gonçalves 3º ano A24 de julho de 2011 às 16:35

    1-Sim; a África do Norte é totalmente diferente da África subsaariana em aspectos culturais, econômicos e físicos, que se assemelha aos árabes.As duas regiões apesarem de ser separadas, possuem areas desérticas, e se caracterizam pela cultura Islâmica.
    Pois durante a civilização egípcia seu líder politico Nasser promoveu um movimento chamado Pan Arabismo, com o objetivo de combater a influencia europeia na região, consiste na existência de uma nação árabe fragmentada pelo imperialismo europeu.

    2-Os Africanos foram tratados como porcos no Brasil,mas muito tempo depois foram libertados só que não foram libertados de um jeito muito justo ! Só os botaram para a rua sem nenhuma condição de vida , para se sustentar à si próprio.Assim foi forma os afrodescendentes que formaram a parte mais baixa da classe social ,da população. Então como não tinha nenhuma verba para nada, formaram-se favelas, onde tentam viver de pouca coisa que restam.

    ResponderExcluir
  7. A ) Sim , pois houve grande influencia da religião islâmica sobre a região , e a área ficam próximos do mar mediterraneo ( um ponto estrategicos para os europeus que queriam explorar a região)

    B ) Com a escravidão , veio também a segregação racial e o preconceito entre os brancos e negros . Hoje em dia no Brasil , as pessoas dizem não ter esse tipo de preconceito racial , mas com certeza ainda existe , outro fato também é que a maioria da população pobre é negra .

    ResponderExcluir
  8. Felipe Augusto 3 Ano A
    Escola La Salle Águas claras

    Você concorda que a África do Norte seja uma sub-região do mundo árabe? Explique sua resposta.
    Concordo sim. Por que os países Marrocos, Tunísia, Argélia, Líbia e Egito, inclui nesta sub-região o Saara Ocidental e o Sudão Todos esses são membros da Liga Árabe e cinco outros países desta região do continente Marrocos, Tunísia, Argélia, Líbia e a Mauritânia formam uma organização de integração económica subregional, a União do Magrebe Árabe.


    Analise as consequências da escravidão para a atual geração de descendentes de escravos no Brasil.
    A escravidão só gerou o preconceito que ainda hoje existe, quando a abolição foi conquistada, os negros deixaram de serem escravos, mas não receberam apoio algum para integrarem-se à sociedade,as condições socioeconômicas deles continuaram precárias. Hoje em dia vemos que são poucos os negros que conseguem atingir uma condição financeira alta, aquele fato ocorrido lá atrás, infelizmente influencia muito ainda a sociedade hoje em dia.

    ResponderExcluir