quinta-feira, 16 de junho de 2011

                                       
                                             África
  É comum associar a África somente à porção do continente ao sul do deserto do Saara, conhecida como África Subsaariana. Por outro lado, a África do Norte, que engloba o grande deserto, costuma ser considerada uma sub-região do mundo árabe, com predominância da religião islâmica.
   O espaço africano foi estruturado para atender as necessidades externas desde o período de colonização.  Durante a primeira fase do capitalismo (capitalismo comercial), foi ocupado por europeus que permaneceram principalmente na faixa do litoral atlântico, de onde partiam os escravos para as Américas.
    Já na segunda fase do capitalismo (capitalismo industrial), os europeus ocuparam o interior do continente, processo que ficou conhecido como neocolonialismo ou imperialismo. A decadência econômica, política e socioeconômica das potências européias no pós-guerra contribuiu com o processo de descolonização da África, muitos realizados à custa de violentos conflitos.  
      Apesar da sua abundância de recursos naturais o continente africano apresenta os piores indicadores socioeconômicos do planeta. Essa dificuldade no desenvolvimento tem origem no processo de colonização, na delimitação das fronteiras artificiais pelos europeus.
Atividade
Com base no texto e no assunto por ele abordado, responda as questões que seguem:
Você concorda que a África do Norte seja uma sub-região do mundo árabe? Explique sua resposta.
Analise as consequências da escravidão para a atual geração de descendentes de escravos no Brasil.
Observe  os indicadores no continente africano no mapa e tabela abaixo:
Observe o mapa e a tabela acima tendo como base o processo de colonização as fronteiras artificiais delimitada pelos europeus, geopolítica, analise e comente o IDH no continente africano.



    

11 comentários:

  1. Geraldo Júnior - 3 Série ''B''24 de junho de 2011 às 05:41

    A África continente considerado o mais pobre do mundo apresentando um grande número de pessoas analfabetas devido seu sistema educacional se encontrar em situações precárias, um elevado índice de pobreza e fome encontrado naquela região, numerosos casos de doenças (AIDS), e outros fatores que também são utilizados como método para distinguir o índice de desenvolvimento de uma determinada nação, por exemplo, a renda Per Capta,a educação,etc.Os países Africanos são todos considerados de 3 mundo , um fato que é explicado pelo grande índice de exploração sofrida pelos mesmos na épocas de colônias das potências Européias.
    Essa dependência financeira entre África e Europa é exemplificada até os dias atuais, fazendo com que todos recursos gerados lá como matéria-prima primeiro passem pela Europa para depois suprir necessidades para os Africanos , já que sua economia é baseada em expotação de produtos.Para se ter uma idéia a expectativa de vida de um Africano é apenas de 40 anos de idade, fazendo que este continente englobe os 30 menores IDH'S do Mundo!

    ResponderExcluir
  2. Nycole Cardia - 3º A1 de julho de 2011 às 15:44

    Você concorda que a África do Norte seja uma sub-região do mundo árabe? Explique sua resposta:

    Sim; a África do Norte difere da África subsaariana em aspectos culturais, econômicos e físicos, assemelhando-se mais à região árabe. Por exemplo, as duas regiões, apesar de separadas fisicamente, possuem territórios desérticos, além de caracterizarem-se pela cultura Islâmica.

    Analise as consequências da escravidão para a atual geração de descendentes de escravos no Brasil:

    A forma com que os escravos africanos foram tratados no Brasil, sem quaisquer condições básicas necessárias e, principalmente, a forma com que foram “dispensados” de seus cargos, após a Abolição da Escravatura, em 1888 – que simplesmente os libertou, sem implantar medidas que os ajudassem a ter condições de vida favoráveis dali pra frente, foram fundamentais pra garantir que os afrodescendentes formassem as camadas mais baixas entre as classes sociais. Desempregados e sem moradia ou comida, a geração escrava e seus descendentes foram obrigados a procurar habitações precárias (as favelas ou cortiços) e subempregos, onde não havia possibilidades mobilidade social. Em vista disso, pode-se perceber a herança desse grande erro do colonialismo português para a geração afrodescendente atual: a maioria continua em situação de pobreza ou miséria.

    Observe o mapa e a tabela acima tendo como base o processo de colonização as fronteiras artificiais delimitada pelos europeus, geopolítica, analise e comente o IDH no continente africano:

    O IDH do continente africano é a herança deixada pelos europeus colonizadores do continente, que não possuíam nenhum interesse no desenvolvimento ou na miséria que se instalou no mesmo por causa da exploração que se iniciou no capitalismo comercial – com o tráfico de escravos -, se intensificou com o Neocolonialismo – no qual houve a divisão de todo o continente -, e continua até hoje, pois ainda há o aproveitamento da pobreza do continente por parte de países ricos, que nele ainda instalam suas indústrias em vista da mão-de-obra e do território baratos.
    Apesar de ser responsabilidade dos europeus a miséria do continente, portanto, vemos pouco ou nenhum interesse por parte do mesmo na recuperação da riqueza da África – que tanto os ajudou no decorrer da História, e, atualmente, necessita tanto de ajuda.

    ResponderExcluir
  3. Lucas Alves-3 Série ''B''2 de julho de 2011 às 06:38

    A parte Norte da África recebeu influencias culturais devido a sua proximidade com a Ásia e a Europa, sendo ate dominado pelos Otomanos, o que lhe garantiu certo desenvolvimento e influencias religiosa tornado-a uma sub-região do mundo árabe. A parte subsaariana por ter o deserto do Saara no meio não recebeu muitas influencias.
    A colonização africana começou com cidades portuárias criadas pelos portugueses para poder chegar as Índias, assim acabaram descobrindo que poderiam trocar coisas sem valor por escravos (pois era um costume africano escravizar tribos perdedoras em guerras) e marfim.
    Tornou-se uma neocolonia na 2a Revolução Industrial quando os europeus precisavam ter um espaço vital para realizar sua produção e suas vendas de produtos. Por isso dividiram-na em diversas áreas para cada país, separando tribos e colocando-as com tribos rivais evitando revoluções e mais tarde gerando guerras, alem de por europeus como lideres desses novos países.
    Tais líderes só visavam o desenvolvimento da metrópole e implantavam monoculturas, assim esses países se tornaram exportadores de matéria prima e importadores de tecnologia, o que continua ate os dias atuais.
    Toda essa exploração acarretou no seu baixo IDH, tendo a parte Norte com um índice maior devido aos motivos já explicados e por ser uma região com petróleo no solo.
    Os portugueses trouxeram escravos para o Brasil para serem vendidos e tiveram o apoio da religião dominante européia da época, que dizia que os negros não tinham alma, gerando a idéia da inferioridade da raça negra e que não era ruim escravisá-los. Tais idéias se perpetuaram em diversos países e por vários anos gerando o preconceito atual.
    Após a libertação dos escravos que foi realizada pelo interesse europeu por mercado consumidor, esses não tinham onde morar e não eram empregados por não terem especialização e por serem negros. Então muitos foram para quilombos e outros se agruparam nas periferias de cidades.
    Todas essas condições só permitiram a alguns poucos uma ascensão a classes mais altas da sociedade mais atualmente, sendo que muitos se encontram ainda abaixo da linha da pobreza, pois antes eles não podiam ter empregos públicos de importância nem patentes altas no exercito não dando a eles uma chance de subir de classe, tudo graças a um preconceito de décadas atrás.
    Esses problemas continuam ate os dias atuais, pois mesmo grande parte da população brasileira sendo negra, não se vê muitos em programas de televisão, desfiles de moda, novelas etc.

    ResponderExcluir
  4. Henrique de Araújo Seixas (3ºA)17 de julho de 2011 às 19:05

    Desde a civilização egípcia os reinos negreiros organizavam expedições e transportes dos cativos para os portos, mostrando desde cedo uma certa dependência as potencias europeias que habitavam o litoral. Com a decadência social, econômica e politica das potencias europeias essa demanda foi aumentando, logo a dependência da África se tornou um fator irreversível. A falta de produção dos países os levaram a procurar um escape, que é a África. A nova ordem mundial bipolar (URSS x EUA) movida por interesses geopolíticos destas duas potencias também promoveram uma grande consequência á África, as guerras civis foram só o começo de uma grande exploração desencadeada, com o tempo a fome a saúde a transição dos povos foram outras causas. Os refugiados iam para o deserto do Saara, mas não tem como produzirem alimento algum onde a vegetação é semiárida e isso gera fome, a falta de assistência e de saneamento básico com altas taxas de mortalidade acaba deixando a população sem saúde alguma.

    ResponderExcluir
  5. Lucas R.Freitas 3°B20 de julho de 2011 às 09:28

    O continente africano desde o período da grandes navegações vem sendo um território bastante explorado, o que explica a pobreza em quase todo o local e também a corrupção em todos os países ajuda nesse fator, onde o governo não investe em educação, trabalho...
    Com esses fatores como a falta de educação gera grande pobreza com isso gera falta de informação nas pessoas fazendo com que surja várias doenças e leve muitas pessoas para o crime.
    A região norte sofreu grande influência na época do império turco otomano na sua cultura.
    Nos dias atuais as riquezas da África vá para as empresas de países desenvolvidos da Europa gerando uma dependência muito antiga.

    ResponderExcluir
  6. Lucas Santhyago - 3 Série A20 de julho de 2011 às 09:37

    Concordo que a África do Norte seja uma sub-região do mundo árabe, considerando o mundo árabe como o Norte da África e a Ásia Ocidental, tendo em vista a configuração do antigo império árabe, o Turco-Otomano, fundado nas bases da religião islâmica.
    Atualmente os descendentes de escravos no Brasil passam por um processo de introdução ao mercado de trabalho, um processo lento, devido ao preconceito e a exclusão social sofrida por estes, consequências da escravidão.
    Quanto ao IDH, os países africanos foram afetados pelas fronteiras raciais forjadas e espaciais estabelecidas pelos europeus, que dividiram povos e dificultaram o comércio, e pelo processo de colonização, pois ao avistarmos os países que se libertaram de suas metrópoles mais rapidamente, eles estão em considerável vantagem em relação aos outros.

    ResponderExcluir
  7. Thaís Pereira 3°ano B22 de julho de 2011 às 08:22

    A África é um continente muito rico em recursos naturais, entretanto é considerado o continente mais pobre do mundo e esse subdesenvolvimento iniciou se na sua colonização onde o principal objetivo era exploração, não havia interesse em desenvolver essa região, os anos se passaram e hoje a África possui alto indice de miséria, doenças e analfabetismo. E um dos piores indices de IDH do mundo. A falta de cuidados médicos e o aumento da fome e das doenças como AIDS e málaria poderiam ser evitadas se houvesse um comprometimento dos governantes, contudo é percebível que não há uma preocupação dos governantes com o povo devido a ganância pois há muita corrupção e desrespeito para com o social.

    ResponderExcluir
  8. Douglas Gonçalves 3º ano A24 de julho de 2011 às 16:15

    A África é um continente que se encontra o maior numero de pessoas analfabetas por estar em situações precárias de educação,além de ter um indice elevado de fome, miséria ; estão no apse de casos de doenças principalmente o HIV-AIDS.A renda per capita é utilizada para distinguir o índice por exemplo do desenvolvimento da nação. A expectativa de vida de um africano é apenas de 40 anos.
    Os países africanos , todos são considerados do 3º mundo, pois foram explorados por muito tempo pelas colônias da Europa.Essa divida financeira entre a áfrica e a Europa é explicada pela exploração , pois todos os recursos criado e gerado como matéria prima , passam na Europa primeiro para depois distribuir ao continente africano já que sua economia se baseia na exportação de produtos.

    ResponderExcluir
  9. Leonardo Caruso - 3 Série "B"
    A África é o continente mais pobre do mundo!
    Lá há altíssimos índices de pobreza, numerosos casos de AIDS e o sistema educacional é precário.
    O IDH é um número calculado a partir de três pilares: Educação, Logevidade e Renda per capita. Os países africanos são todos de terceiro mundo, com exceção da África do Sul , porem ainda apresenta problemas estruturais na área hospitalar, educacional e econômica. a expectativa de vida de um africano é 40 anos!

    ResponderExcluir
  10. Você concorda que a África do Norte seja uma sub-região do mundo árabe?

    Sim, pois devido a grande proximidade territorial entre essas regiões, acabou ocorrendo uma enorme influencia do mundo Árabe sobre o Norte da África, onde vários costumes se tornaram iguais, a religião predominante que é o islamismo, a língua oficial na maioria dos países é o árabe, havendo também uma relação econômica muito forte onde alguns países africanos participam da liga árabe, concluindo assim que há uma relação muito estreita entre essas nações.

    Observe o mapa e a tabela acima tendo como base o processo de colonização as fronteiras artificiais delimitada pelos europeus, geopolítica, analise e comente o IDH no continente africano.

    O IDH do continente africano é em geral o mais baixo do mundo, a explicação é dada desde o inicio, onde a sua colonização foi de total exploração, é uma região muito rica em diversas matérias primas porem como colônia de vários países europeus onde o foco era só de captura das suas riquezas e nada era empregado na região de origem, fez com que essa região atingisse os mais baixos índices do mundo, levando alguns países a pobreza extrema, a falta de investimento levou aos piores índices na educação, consequentemente a áfrica é um dos principais centros de contaminação do vírus HIV no mundo, com uma grande população pouco instruída sobre prevenções o numero de contaminados aumenta cada dia fazendo que esse fato tenha uma participação negativa na configuração do IDH africano, com isso uma região que tem todo um potencial para evoluir seja uma das piores regiões do mundo.

    ResponderExcluir
  11. Concordo que a África do Norte seja uma sub-região do Mundo árabe, pois, como infere no texto a região do norte da África segue a religião islâmica e como a religião islâmica é predominante no mundo árabe isso influencia em muito nessa região fazendo dela uma sub-região do mesmo, pois, por ter mesma região se tem uma ligação fortíssima com o mundo árabe.

    As consequencias dos atuais descendentes de escravos no Brasil se encontra um pouco estável o maior problema com os mesmos é a descriminação que é muito grande gerando conflitos entre outras coisas mas a principal consequência na atualidade é a questão da descriminação racial.

    O IDH da África se encontra baixo, pois, por ter tido uma colonização bem exploradora dos europeus fez com que após a retirada dos europeus com o fim das colônias se tornasse muito dificil a entrada de comercio na África fazendo assim o IDH da áfrica deminuir cada vez mais, por de fato não ter desenvolvimento algum de forma geral, pois, ainda hoje a África é muito explorada sendo da mesma todas as riquezas retiradas e deixando nada para a própia áfrica gerando um total e baixo IDH.

    ResponderExcluir